Portal do Governo Brasileiro

banner-120x60-amarelo

Figuras Petrópolis

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Os Cursos Superiores de Tecnologia são cursos com objetivos, características e duração/carga horária próprios, que graduam tecnólogos - profissionais de nível superior com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

O objetivo geral do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo nas Unidades de Ensino do CEFET/RJ é formar profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento do turismo no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, atuando como gestores em órgãos públicos (municipais, estaduais e federais), na iniciativa privada, nas organizações do terceiro setor ou como empreendedores.

O tecnólogo em Gestão de Turismo atua no planejamento e desenvolvimento da atividade turística nos segmentos público e privado. Desenvolve ações no âmbito do planejamento turístico, agenciamento de viagens (emissivas, receptivas e operadores de turismo), hotelaria, transportes turísticos, organização de eventos e consultorias voltadas para o gerenciamento das políticas públicas e para a comercialização e promoção dos serviços relativos à atividade. A identificação dos potenciais turísticos do receptivo, considerando a diversidade cultural e os aspectos socioambientais para o desenvolvimento local e regional, constitui-se em atividade relevante desse profissional.

Este curso inscreve-se no eixo Hospitalidade e Lazer, que compreende tecnologias relacionadas aos processos de planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços inerentes à hospitalidade e ao lazer.

Na Unidade do CEFET/RJ em Petrópolis, o curso funciona no período noturno, com duração de seis períodos semestrais, devendo o aluno realizar estágio supervisionado e apresentar um projeto final - o Trabalho de Conclusão de Curso.

Duração

Três anos

Carga Horária

2.604 horas-aula (1hora-aula = 45 min)

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: das 18h30 as 22h30
Sábado: 08h00 as 12h00

Grade Curricular

Laboratórios e/ou ambientes específicos

  • Laboratório de Eventos e Produção Cultural
  • Núcleo de Pesquisa em Turismo
  • Laboratório de Línguas Estrangeiras
  • Laboratório de Informática

Projetos institucionais de pesquisa: iniciação científica, iniciação tecnológica ou outros

Identidade Nacional no Brasil e Patrimônio Histórico: Sociedade, Política e Símbolos da Brasilidade

Este projeto objetiva compreender como a consolidação de um projeto nacional e a afirmação da identidade nacional estão intimamente ligadas à construção de uma política de Patrimônio Histórico que será apropriada pela indústria do turismo no Brasil. Para tanto, o estudo investigará a história do Brasil da segunda parte do Império até meados do século XX, concentrando-se no Projeto Nacional Varguista, quando da efetivação de uma identidade nacional.

Coordenadora: Nara Maria Carlos de Santana
Alunos envolvidos:
Graduação (1)
Natureza:
Iniciação Científica
Financiamento:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Práticas de linguagem e trabalho: reflexões para uma formação profissional tecnológica crítica

Este projeto de pesquisa, motivado pela prática docente de Espanhol/LE no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da UnED Petrópolis, busca desenvolver uma articulação entre saberes das áreas de estudos da linguagem e de ciências do trabalho. A interseção dos campos da formação acadêmica e da prática profissional exige do professor saberes que antecipem as atividades profissionais daqueles em formação. Que conhecimentos e práticas relacionados à língua espanhola serão necessários às atividades profissionais dos Tecnólogos em Gestão de Turismo? Na busca pela resposta a essa questão, colocam-se os seguintes objetivos específicos: (i) levantar atividades profissionais de turismo para as quais a língua espanhola faz-se necessária; (ii) descrever e analisar práticas de linguagem em língua espanhola em tais atividades; (iii) organizar um acervo que sirva de base para elaboração de materiais didáticos para o ensino de Espanhol/LE em cursos de turismo.

Coordenador: Fábio Sampaio de Almeida
Alunos envolvidos: Graduação
(1)
Natureza:
Iniciação Científica
Financiamento:
CEFET/RJ

Coordenador do Curso

Frederico Ferreira de Oliveira

Professores

  • Aixa Teresinha Melo de Oliveira
  • Fábio Sampaio de Almeida
  • Luciana de Mesquita Silva
  • Ludmila Vargas Almendra
  • Nara Maria Carlos de Santana
  • Roberta Dalvo Pereira da Conceição