Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

banner-120x60-amarelo

Conheça nossa página no Facebook Siga-nos no Twitter

Figuras Maracanã

Unidade Maracanã

 

Fachada da Unidade Mararanã

Unidade-sede
Av. Maracanã, 229
Maracanã
Rio de Janeiro – RJ – 20271-110
Tel.: 2566-3022

Telefones e Ramais

No Maracanã, a origem do CEFET/RJ

A Unidade Maracanã é a que acumula a trajetória histórica do CEFET/RJ, que, iniciada em 1917, com a Escola Normal de Artes e Ofícios do então Distrito Federal, ganha na Escola Técnica Nacional, em 1942, a referência da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial, e assiste, posteriormente, à transformação de Escola Técnica Federal em Centro Federal de Educação Tecnológica, em 1978.

Desde esse ano, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca passou a ter objetivos conferidos a instituições de educação superior, devendo atuar, como autarquia de regime especial vinculada ao Ministério da Educação e Cultura, na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, em atividades de extensão e na realização de pesquisas na área tecnológica.

Expandida academicamente e em área física, a Unidade Maracanã chegou ao presente com atividades de educação básica, profissional e superior, assumindo a missão institucional de:

Promover a educação mediante atividades de ensino, pesquisa e extensão que propiciem, de modo reflexivo e crítico, na interação com a sociedade, a formação integral (humanística, científica e tecnológica, ética, política e social) de profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento cultural, tecnológico e econômico dessa mesma sociedade.

Nessa Unidade encontra-se a administração superior do CEFET/RJ, que tem como órgão executivo a Diretoria-Geral e como órgão deliberativo o Conselho Diretor.

Ocupando área de terreno de 34.382m2, a Unidade dispõe de 64.818m2 de área construída, distribuídos em dois campi, 11 blocos e seis pavilhões. São 72 salas de aula, 166 laboratórios e oficinas, nove auditórios, uma biblioteca, duas videotecas, um complexo esportivo com quadras, ginásio, piscina e pista de atletismo, entre outros espaços de natureza educativa. Além de salas destinadas à administração superior, a atividades técnicas e administrativas, a serviços para a comunidade interna (restaurante, cantina, papelaria, agências bancárias) e a entidades representativas dos diferentes segmentos dessa comunidade, funcionam, também, um centro de recursos didáticos, uma gráfica e uma unidade de atendimento médico-odontológico.

No Maracanã atuam 442 docentes – sendo 60,63% com titulação de mestre ou doutor – e 326 técnicos-administrativos.

A UNIDADE

ENSINO

PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

EXTENSÃO

CONCURSO